sábado, 26 de dezembro de 2020

QUÍMICA DA TERRA OU A FORÇA DAS ÂNCORAS ?

 

A química do Planeta Terra produz diariamente fenômenos belíssimos. Uns, de tão comuns, já não causam tanta admiração, exceto nas almas permanentemente conectadas com o belo, ou com os mistérios da natureza. Outros; como os eventuais halos solares (também se registra o lunar), ainda impressionam e atraem os olhares encantados dos homens.

Era tarde de uma sexta-feira, 16 de agosto de 2019, quando os olhares dos maranhenses se voltaram para o Céu. O sol castigava a terra com uma temperatura próxima dos 40 graus, e nem assim impediu que milhares de pessoas, muitas a olhos nus, corressem para o meio da rua com seus celulares para registrar aquele gigantesco círculo ao redor do astro rei. Um belo espetáculo!

O halo solar, segundo a física Mariane Mendes, é um fenômeno óptico que é caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

Apesar da literatura científica há anos ter catalogado tal ocorrência, e hoje o fenômeno possa ser devidamente explicado, para alguns a aparição de um halo, solar ou lunar, estaria ligada a um sinal divino, um elemento de comunicação de Deus com os homens da Terra, um aviso ou um mal presságio. Talvez o fato de atribuir o halo a situações ruins esteja ligado a uma herança dos maias. Esse povo nos seus escritos ancestrais, o relacionava às grandes catástrofes, crença ancorada ao surgimento de doenças ou secas prolongadas.

 É variado o cardápio de ancoras relacionado aos fenômenos atmosféricos (celestes).    Espiritualistas mais radicais, e não tão antigos quanto o povo maia, no caso do halo, o veem como um sinal do fim dos tempos, o prenúncio de tempestades devastadoras, enfim o estabelecimento do caos.

De qualquer maneira, se algo boníssimo ou maléfico de caráter individual ou coletivo ocorrer nesse dia, em algumas pessoas firma-se uma espécie de âncora, o que significa que sempre que o fenômeno reaparecer, uns permanecerão indiferentes, outros vão rir outros vão se desesperar 

 -Teve uma vez que um negócio desse apareceu enquanto meu pai, que era pastor evangélico, estava sendo velado na Igreja-  Nós o entendemos como um sinal de que ele foi acolhido no Céu-  me contou um jovem senhor de 55 anos que sempre que um halo aparece se emociona e imagina o pai nos braços de Deus.


Assim, pode se imaginar que há explicações para quase todos os fenômenos que surgem diante dos nossos sentidos,  que as razões existem  e que    muitas dessas {razões} são construídas pela capacidade humana inata de gerar âncoras positivas,  ou negativas. 

Nenhum comentário:

QUANDO DEIXEI DE ACREDITAR EM PAPAI NOEL

    ElsonMAraújo Neste dezembro de 2023, mais precisamente no próximo dia 25, completarão-se 49 anos desde que deixei de acreditar em Papa...