quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Um Beija-flor no meu quintal

O Voo do Beija-flor



O dia amanheceu bonito em Imperatriz(MA). Logo cedo, o sol brilhava no horizonte. Como faço, quase todos os dias, fui ao quintal da minha casa. Olhei para a ergometrica, cheia de poeira tentando criar coragem para, pelo menos 15 minutos de pedaladas. Por um instante, meus olhos se desviaram daquele "mostrengo" na minha frente para uma cena cada vez mais rara em cidades do porte de Imperatriz: o voo de um belo beija-flor.



Singrando no meu quintal, sobre meu sagrado pé de romã, e logo em seguida bailando sobre uma planta florida, da qual não sei o nome, lá estava ele: lindo e imponente enchendo meu quinta e meus olhos de beleza.

O voo, hipnótico, durou menos de um minuto, mas valeu! Ganhei o dia. Fui para a ergométrica mais alegre... Passei até dos 15 minutos habituais.

Até o ano passado meu quintal não tinha nenhuma planta. Vejam, o que eu estava perdendo. Amanhã, no mesmo horário, volto ao meu quintal para esperar novamente o belo voo do beija-flor.


O Beija- Flor



Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato preciso varia bastante com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores.

O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um vôo rápido e extremamente ágil.

São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo.

Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo. As fêmeas são em geral maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa.Vivem em média 12 anos e seu tempo de gestação é de 13 á 15 dias.

Nenhum comentário: