domingo, 17 de abril de 2011

Crônica do bom humor


De todas as estratégias que conheço para atrair bons fluídos, bons negócios e boas companhias, manter o bom humor é a mais infalível delas, uma arma poderosa para quem deseja manter distante a ingrisia e todo tipo de energia negativa que vez por outra teimam chegar próxima da gente.  

O bom humor é tão poderoso que antes da existência dos fortes medicamentos para combater males como a depressão, a literatura revela que os médicos aconselhavam aos pacientes a deitar, olhar para cima e ficar procurando motivos para sorrir. 

Se o paciente ficava curado, eu não sei, o que sei é que é visível a sensação de bem estar que o bom humor provoca naqueles que o cultivam.

Tem gente que reclama que as rosas têm espinhos; e se tiram os espinhos, também reclama porque os espinhos não têm rosas. Essa frase, da qual desconheço a autoria, revela o perfil de grande parte das pessoas que ao deixar de cultivar o bom humor espanta, afasta, cria antipatia. Ninguém quer ficar perto de quem só reclama da vida e de todos, o tempo todo.

Conheço  gente em Imperatriz que ganha, no bom sentido, os outros só com o bom humor e com a aura positiva que cria vai tocando a vida. Uma dessas pessoas é o Luís Paraíba, do Brasão. Quem em Imperatriz já não ouviu o famoso bordão “Figuraaaa maaaximaaaa” seguida de uma gargalhada extremamente original.  

Paraíba chegou a Imperatriz anos atrás praticamente na lona e hoje é um próspero comerciante, mas  não é agora que quero falar dele não é de outro Luís, o Luís Paraense ( foto abaixo)

Luis Aires Lima, o Luis Paraense, natural de Marabá (PA) é viúvo e não esconde de ninguém o par de chifres que levou da finada.  Ao invés de ficar chorando nos cantos pelo chifre e pela morte da mulher, encarou tudo com bom humor, abriu um bar cujo principal ingrediente é alegria e o bom humor. Impossível sair de lá sem umas boas risadas. “Fui corno 18 anos” diz ele com uma boa gargalhada.

O Paraense fica na Rua da Lua, na Vila Fiquene, é freqüentado praticamente só por homens.  No final de semana Luís compra 30 quilos de carne, assa e distribui, gratuitamente, entre os fregueses.

Confusão?  Ele diz que é muito  difícil de acontecer, mas já aconteceu e igualmente como a história do chifre  ele encarou na boa, no bom humor:  mandou fazer um facão (inofensivo)  de cerca de dois metros e sempre que alguém tenta brigar ele costuma exibir a arma. 

É só mostrar o facão que tudo termina em risada  com os  eventuais brigões  fazendo as pazes ali mesmo.

Luis Aires de Lima, o paraense, a personificação do bom humor, é o nosso personagem do dia.

2 comentários:

dferreira disse...

foto bacana

Sidney Rodrigues disse...

Kkkkk...se funciona nao sei mas comigo deu certo..kkkkkk

QUANDO DEIXEI DE ACREDITAR EM PAPAI NOEL

    ElsonMAraújo Neste dezembro de 2023, mais precisamente no próximo dia 25, completarão-se 49 anos desde que deixei de acreditar em Papa...